quarta-feira, 22 de abril de 2009

Popularidade x Banalização da Internet: analises muito interessantes 3

Para finalizar esta edição com os cometários de algumas pessoas sobre a Popularidade x Banalização da Internet (se fosse colocar de todos ia ficar a semana toda por conta), segue o texto da Raquel Recuero é doutora em Comunicação, professora e pesquisadora da Universidade Católica de Pelotas e do CNPq e consultora em mídias sociais. Mantém o blog Social Media.

Na minha singela opinião, enquanto alguns tentam falar sobre, a moça tem muito o que falar. E ainda com um grande embasamento teórico e de uma forma tão leve e interessante que não deixa o assunto ficar chato (como alguns pesquisadores o fazem). Virei uma grande admiradora dela. ;)


Twitter atinge mainstream: caso Ashton x CNN



Nos últimos dias, acompanhamos no Twitter a disputa entre o ator Ashton Kutcher (@aplusk) e a CNN Breaking News (@cnnbrk, conta recentemente adquirida pelo canal) em busca do um milhão de seguidores. Na quinta-feira (16), Ashton conseguiu o feito. Como resultado, Kutcher vai aparecer na Oprah (popular programa de variedades nos Estados Unidos), junto com Evan Williams (um dos fundadores do Twitter) para falar sobre o assunto. Sim, é claro que a Oprah também fez uma conta no Twitter e já tinha mais de 200 mil seguidores. Pela mesma via, a ferramenta já tinha aparecido no Colbert Report, programa de humor também popular nos EUA, onde Biz Stone (outro dos fundadores do Twitter) foi dar uma entrevista. E Colbert também fez sua conta lá. Nesses últimos dias, portanto, estamos acompanhando de perto a transformação do Twitter em uma ferramenta mainstream nos Estados Unidos. Sua popularização nas ferramentas de massa certamente levará milhões de novos usuários para o serviço. O Twitter está atingindo o mainstream. Mas qual será o impacto disso tudo?

A primeira coisa que é importante lembrar é que o Twitter tem um papel informativo que é diferencial das demais ferramentas sociais na Internet. E, para que este papel continue ativo e valorizado, é importante que as pessoas consigam acompanhar as informações que estão sendo divulgadas ali. Assim, o novo valor no Twitter será a atenção. Quanto mais pessoas entram no Twitter, maior a necessidade de filtros para a informação relevante.

Como é impossível seguir um número muito alto de pessoas e acompanhar essas mensagens, é preciso concentrar a atenção em determinados atores. Assim, parece-me que é bastante evidente que as redes no Twitter tenderão a centralizar-se cada vez mais em meio ao ruído informativo. Com isso, a informação tende a ficar cada vez mais especializada e menos diversificada no sistema, pois poucos atores terão visibilidade muito grande. É a famosa máxima de Barabási como regra de crescimento das redes: "os ricos ficam mais ricos".

Ashton Kutcher (Reprodução / Wikipedia)A segunda coisa a lembrar é que quanto mais gente no sistema, mais difícil é a conversação. Isso porque se mais amigos estiverem lá, mais escassa será a atenção que cada ator poderá dar a eles. Assim, responder a mensagens diretas e replies poderá ser cada vez mais difícil. Esses dois elementos indicam que a função informativa poderá a ser exacerbada em detrimento da conversação. Aqui, novamente, vai ser necessário pensar em mecanismos para evitar o overload de informação.

A popularização do Twitter também pode enfrentar o problema óbvio da dificuldade em encontrar imediatamente um valor social para a ferramenta. Na minha experiência, as pessoas parecem interessar-se primeiro pela conversação. O caráter informativo é posterior e vai aparecendo como valor apenas com a experiência. Se assim for, é possível também que o Twitter enfrente um pico de acesso (como parece ter acontecido no Brasil), mas depois o número de usuários que realmente utilizam a ferramenta caia bastante.

De qualquer modo, é importante acompanhar o que vai acontecer com a ferramenta nos próximos dias. Se vai realmente tornar-se mainstream nos EUA ou não, só o tempo dirá.


Fonte: Jornalistas da Web

Para aqueles que ainda não comentaram, fiquem totalmente à vontade em fazê-lo ok?
Inclusive caso queiram sugerir outros temas, sugestões são sempre bem-vindas.

Beijos e afagos
@nanda_nogueira

Um comentário:

@DivinoJr disse...

Concordo com o Ashton, "quanto mais gente mais difícil a conversação".
Adorei seu blog Fer, parabéns...
BeijomeI-phone.